Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Manilha

Solenidade de Corpus Christi: Igreja celebra Jesus Sacramentado / Pascom Manilha

Por que celebramos Corpus Christi?

“O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente”. (Jo 6, 55-59).

Nesta quinta-feira, 15 de junho de 2017 a Igreja Católica celebra Corpus Christi, palavra que tem origem no Latim e tem como significado “Corpo de Cristo” e que tem como objetivo celebrar a instituição do sacramento da Eucaristia – Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo – pelo qual Jesus nos doa seu amor, se entrega a nós e nos revela que sempre está ao nosso lado, ao se fazer alimento para nos dar força, ânimo e esperança para continuar.

Por que celebramos Corpus Christi?

Esta data é celebrada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez ocorrem no domingo após Pentecostes, em alusão a quinta-feira santa, pois, este foi o dia em que durante a ultima ceia do senhor, Jesus junto aos seus discípulos instituiu o sacramento da Eucaristia, aos mandar que celebrassem a sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que representam seu corpo e sangue.

Na missa em celebração a Corpus Christi o celebrante consagra duas hóstias, as quais uma é consumida e outra é apresentada aos fies em adoração, esta hóstia permanece em meio à comunidade de fies em sinal da presença do Cristo vivo no coração de sua igreja.  Em relação à procissão realizada nesta data, tem por objetivo lembrar a caminhada peregrina do povo de Deus, em busca da terra prometida no Antigo Testamento no qual este povo foi alimentado no deserto como maná, e hoje nós católicos somos alimentados com o próprio corpo de Cristo.

Nesta data há também a confecção dos tapetes de rua de sal (além deste é usado borra de café, serragem colorida, farinha, tintas, entre outros materiais), em forma de tradição e manifestação artística popular realizada por católicos do mundo todo, são demostrados nestes tapetes paisagem que remetem a celebração Eucarística.

Por Márcia Oliveira

Comentários

comentários

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no print
Compartilhar no email