Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Manilha

encontro virtual pastoral familiar

Mesmo em casa a nossa Paróquia segue “em movimento”

A pandemia de COVID-19, o qual também é conhecido como “novo coronavírus”, colocou toda a sociedade em um estado de emergência. Para o bem de todos e mais importante, dos mais idosos, as autoridades locais nos pedem para que fiquemos em casa, para evitar que o vírus se propague e contamine mais pessoas.

encontro virtual pastoral familiar
Encontro da Pastoral Familiar realizado virtualmente

Esse “estado de vida” nos coloca em uma condição única e jamais vista em nossa geração: Foi necessário interromper as atividades de nossa Igreja. Desde a ministração dos sacramentos às nossas atividades de pastorais e movimentos. E o quanto isso nos causa estranheza. Pelo menos para mim que escrevo este artigo, estar fora da Igreja em um domingo à tarde é algo tão incomum quanto ficar sem beber água após um grande momento de esforço. Estar na casa de Deus para participar de um encontro e da Santa Missa já é algo ordinário na minha vida… Aliás, nas nossas vidas.

Estamos vivendo uma situação extraordinária. E situações extraordinárias nos pedem ações extraordinárias, isto é, fora do comum. Quem se imaginaria fazendo ligações pelo WhatsApp pra matar a saudade de um vizinho? Até aqueles que não gostam de usar o telefone para fazer uma chamada se sentiram saudosos e quebraram esta barreira para conseguir se comunicar com aqueles que sentem falta.

aulas catequese rede social
Aulas de Catequese através das redes sociais

E isso não seria diferente em nossas pastorais e movimentos. Mostrando que mesmo em casa a nossa Paróquia continua “em movimento”, nossos paroquianos têm demonstrado força de vontade e sabedoria para agir e continuar propagando a boa nova!

A Iniciação Cristã continua firme e forte na evangelização de nossas crianças e adolescentes. Usando a criatividade para contornar as barreiras que a situação do mundo nos impõe, nossos(as) catequistas têm realizado reuniões com seus catequizandos (e com os responsáveis também!) através de videochamadas, desafios, gincanas com música e exercício da criatividade.

Nossa pastoral da Sobriedade segue fazendo o trabalho de assistência aos nossos irmãos que têm algum tipo de dependência através de aplicativos de videoconferência como o Zoom. Bem como nossos grupos de jovens e de adolescentes, que têm rezado e inclusive realizado formações remotamente.

Nossas obras sociais também não podem parar, não é mesmo? Nossos irmãos vicentinos e a pastoral de Rua continuam dando o máximo, com toda a precaução necessária, para garantir o sustento àqueles que muitas vezes não tem o que comer.

terço coroinhas aplicativo
Coroinhas se encontram para rezar o terço por aplicativo

Enfim, irmãos e irmãs. São muitas ações, seria um texto muito grande se eu me propusesse a elencar todas as ações de nossas pastorais e movimentos, e o objetivo aqui é ser breve. Sabemos que este tempo humano em que vivemos vai passar. Logo essa pandemia irá acabar e tudo voltará “ao normal”. E certamente poderemos olhar para trás e lembrar do quanto nos esforçamos para que tudo ficasse bem, não somente na nossa casa, mas também com os irmãos que sofrem e precisam de ajuda.

Dito isto, precisamos agradecer à todos aqueles que trabalharam e oraram para que o Evangelho continuasse sendo proclamado mesmo em meio à estas adversidades.

Aproveito para agradecer ao nosso pároco, padre Sérgio Luis, que tanto têm se dedicado na celebração da Santa Missa para a nossa comunidade através das redes sociais e pela novena abençoada que vivemos (esta foi de longe a que eu melhor pude participar).

Aos seminaristas de nossa Paróquia, Lucas e Jean, pelas belas partilhas conduzidas durante as orações do Santo Terço.

Por fim aos meus irmãos da PASCOM que têm se dedicado à conectar a Igreja “Paróquia” até à Igreja “Domiciliar”, a sua família.

Deus nos abençoe! Salve Maria!

Fellipe Soares
Pastoral da Comunicação

Comentários

comentários

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no print
Compartilhar no email