Formação

“Informações relevantes para o crescimento na fé”

A origem da festa de Corpus Christi

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

No próximo dia 30 de maio, celebraremos a festa de Corpus Christi, expressão em latim que significa: Corpo de Cristo. Mas você sabe qual a origem dessa festa?

A origem da festa da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é do século XIII. A Igreja sentiu a necessidade de realçar a presença real do Cristo no pão consagrado. A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, com a Bula Transiturus de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O decreto do Papa Urbano IV teve pouca repercussão porque ele morreu em seguida. A celebração propagou-se por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, ondeCorpus Christi é celebrada desde 1270. Seu ofício foi composto por Santo Tomás de Aquino. A festa de Corpus Christi é sempre celebrada numa quinta-feira, devido a instituição do sacramento da Eucaristia.

Fábio Aragão
www.palavradoleigo.wordpress.com

O blog Palavra do Leigo tem o objetivo de formar cristãos acerca da doutrina da Igreja e prepará-los para os desafios propostos pelo mundo de hoje. Todo o conteúdo descrito neste blog estará sempre pautado na Palavra de Deus, no Catecismo da Igreja Católica, na Tradição e outras fontes igualmente balizadas nestes pilares.

RELACIONADOS