Notícias

“O que acontece em nossa Comunidade paroquial”

Entenda como funciona o sistema de voluntariado

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Domingo, missa de jovens. Hora dos avisos paroquiais. Dentre eles, um especial: “Venham ser voluntários na Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Inscrições com a pastoral jovem no pátio!” Basta isso, para que, após informarem dados sobre habilidades, profissão, idiomas e disponibilidade, a ansiedade chegue aos corações.

Padre Ramon Nascimento, diretor do Setor de Voluntários da Jornada, explica que “este é o primeiro passo a ser realizado”rumo ao evento. Feita a inscrição através do portal da JMJ (www.rio2013.com), ocorre um processo seletivo visando aliar o perfil do candidato às atividades. Isto determina quem começa a trabalhar este ano, e quem será convocado para o período da jornada entre 23 e 28 de julho de 2013.

É muito importante que os candidatos confirmem a inscrição. Todos recebem um e-mail automático ao final do preenchimento do cadastro. Quem fez o cadastro antes da versão atual que está no site, receberá um e-mail com um link para atualização das informações necessárias.

Segundo padre Ramon, estas frentes de atuação são definidas como ‘Voluntários Contínuos’ e ‘Próximos’.  Assim, o enquadramento dos candidatos se dá conforme a “necessidade de cada setor. Vai depender da demanda de cada um.” Ele cita como exemplo “os tradutores que já estão trabalhando e 90% deles não são do Brasil”.

Dentre os voluntários na tradução encontram-se países como EUA, Argentina, Peru, México, França, Alemanha, Polônia (terra do beato João Paulo II) e até mesmo Japão.

Números do Voluntariado

A meta da JMJ Rio2013 é conquistar a adesão de 60 mil voluntários até janeiro do próximo ano. Os números de voluntários são organizados em três pilares: Diocesano (oriundos da Cidade de Rio e parte dos municípios de Caxias, Nova Iguaçu e Niterói); Nacional e Internacional.

Ao ser selecionado o jovem receberá via e-mail um login e senha de acesso ao portal da JMJ, onde terá acesso ao material de formação espiritual e cultural. Posterior a isto, serão marcados encontros de formação específica que orientará as atividades que o voluntário desempenhará.