Notícias

“O que acontece em nossa Comunidade paroquial”

Inscrições abertas para o Catecumenato

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

O Catecumenato (catequese para jovens e adultos) está com inscrições abertas para novas turmas.

Haverão turmas nos seguintes horários:

  • Terças-feiras às 19h;
  • Sábados às 16h;
  • Domingos às 09h;

Se você deseja participar ou conhece alguém que ainda não tem os sacramentos da Iniciação Cristã pode procurar a nossa Secretaria Paroquial (de Terça à Sexta-feira das 13h às 17h e Sábado de 08h às 12h) ou os membros do Catecumenato durante as missas do final de semana.

CATECUMENATO, O INÍCIO DA VIDA CRISTÃ

Desde as origens da Igreja, o Batismo dos adultos é a situação mais normal nas terras onde o anúncio do Evangelho é ainda recente. O catecumenato (preparação para o Batismo) ocupa então um lugar importante. Sendo iniciação à fé e à vida cristã, deve dispor para o acolhimento do dom de Deus no Batismo, na Confirmação e na Eucaristia.

Hoje em dia, portanto, em todos os ritos latinos e orientais, a iniciação cristã dos adultos começa desde a entrada deles no catecumenato, para atingir seu ponto culminante em uma única celebração dos três sacramentos: Batismo, Confirmação e Eucaristia.

O catecumenato, ou formação dos catecúmenos, tem por finalidade permitir a estes últimos, em resposta à iniciativa divina e em união com uma comunidade eclesial, que levem a conversão e a fé à maturidade. Trata-se de uma “formação à vida crista integral (…) pela qual os discípulos são unidos a Cristo, seu mestre. Por isso, os catecúmenos devem ser iniciados (…) nos mistérios da salvação e na prática de uma vida evangélica, e introduzidos, mediante ritos sagrados celebrados em épocas sucessivas, na vida da fé, da liturgia e da caridade do povo de Deus “.

Por Fellipe Soares, com informações do Catecumenato